terça-feira, 27 de março de 2012

Instituições públicas capacitam e orientam seus servidores para a prestação de serviços públicos

A OCA é referência em atender o usuário com qualidade

Altair Mendes, Fátima Camilo e Ravenna Nogueira

Cara feia, falta de profissionalismo e educação estar com os dias contados. No mundo globalizado e na era das informações em que vivemos, o serviço público precisa se adaptar a uma sociedade mais informada e atuante acerca de seus direitos. Por esse motivo, visando otimizar o serviço público e melhorar sua qualidade, capacitações, oficinas, palestras e treinamentos tornam-se cada vez mais comuns neste setor.

A psicóloga Laura Aroeira acredita que as novas políticas de serviços públicos são consideradas tendências e que essas inovações requerem uma atenção na postura ética e humana do servidor público, já que, mais do que um atendimento capaz de suprir suas necessidades, o cliente precisa sentir-se relacionado com o ambiente, além de obter um bom tratamento.

A preocupação por um modelo de administração pública ágil e competente, inspirado no setor privado, parte de meados da década de 90, em que se buscavam melhores resultados e orientação dos servidores, principalmente, dos que atuavam com atendimento público. A Emenda Constitucional n° 19/98 já previa a inclusão do princípio da eficiência, hoje elencado no art. 37 da Constituição Federal que tece: “os órgãos públicos devem manter serviços de atendimento aos usuários com qualidade e presteza”.

Oca: referência em atendimento público

Para desmistificar a má qualidade no atendimento público, os gestores minimizaram as burocracias tradicionais e orientaram os servidores para o atendimento das necessidades dos cidadãos. Nesse novo cenário, aparece uma referência nessa quebra de estrutura conhecida como Organização em Centro de Atendimento (OCA), onde órgãos de todos os setores da administração pública e algumas privadas estão reunidos, visando à unificação e inovação na prestação dos serviços.

A bibliotecária Socorro Cordeiro, que utilizou por duas vezes alguns dos serviços oferecidos pela OCA, acredita que a organização é um diferencial, pois acaba com os deslocamentos desnecessários. “Antes, tínhamos que tirar xérox em um local, ver a documentação em outro e isso acarretava em maior perda de tempo”, declarou Flaviana Coimbra, historiadora.

Inspirada no modelo de atendimento europeu, a OCA - inaugurada em 2010, atingiu a estimativa prevista em sua implantação de integrar mais serviços e expandi-los para todas as esferas públicas como um novo modelo de atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário