quinta-feira, 17 de junho de 2010

Exemplo de reportagem interpretativa


O gênero interpretativo não é algo fácil de definir. Até estudiosos como Luiz Beltrão e José Marques de Melo discordam sobre o assunto. O primeiro considera um gênero específico do jornalismo (BELTRÃO, 1976) e o segundo classifica como reportagem em profundidade, pertencente ao gênero informativo (MARQUES DE MELO, 2003).

Quando um professor ensina ou pede tarefas sobre o assunto, o aprendizado também deve passar pela reflexão sobre a pertinência de classificar uma reportagem em profundidade como gênero específico. Para isso, podemos pensar nas características da reportagem em profundidade, na escolha do tema que permita ao leitor chegar a suas próprias conclusões, no enfoque a ser dado a determinados assuntos, na apuração variada e aprofundada dos dados, entre outros aspectos. A forma como a grande imprensa costuma abordar temas polêmicos – muitas vezes tomando partido de uma versão do fato – é um exemplo do que um jornalista não deve fazer e o contrário do que se busca na reportagem interpretativa.

Exemplos de reportagem interpretativa não são encontrados facilmente na imprensa brasileira. Mas existem, é claro. No livro As dez reportagens que abalaram a ditadura (organizado por Fernando Molica) há belos exemplos. Matérias políticas muitas vezes dão a possibilidade de abordar questões polêmicas, com diferentes visões implicadas, que permitem uma abordagem jornalística que amplie o conhecimento do leitor sobre o assunto do ponto de vista histórico, estatístico, com associações, analogias e depoimentos com diferentes posicionamentos.

Como matéria atual, para exemplo, foi escolhida uma matéria da revista Superinteressante sobre Chico Xavier. Na reportagem, um subtítulo de uma matéria coordenada dá o tom da interpretação: “Palavras do outro mundo? Fraude? Nem um nem outro. Para cientistas, a explicação pode estar num meio-termo.” A reportagem segue esta linha e permite ao leitor chegar a suas próprias conclusões. Vou pesquisar outras matérias e enviar ou postar links. Aceito outras contribuições dos alunos!

Superinteressante - Uma investigação: Chico Xavier

Há 100 anos nascia o homem que faria brasileiros de todos os credos acreditar na vida após a morte. Que mudaria a vida de famílias desconsoladas. E que colocaria a ciência atrás de respostas para as vozes do outro mundo. o mito Chico Xavier gerou tudo isso. mas o que gerou o mito chico xavier?

por Gisela Blanco. Com reportagem de Hellen Samantta em Foz do Iguaçu

Disponível em: http://super.abril.com.br/religiao/investigacao-chico-xavier-561667.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário